Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

LIPOATROFIA SEMICIRCULAR: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A lipoatrofia semicircular é uma doença benigna, reversível e rara, descrita por uma atrofia do tecido adiposo subcutâneo, sem comprometimento muscular e da pele. A sua manifestação é uma depressão em faixa horizontal, simétrica e bilateral nas regiões anterolateral das coxas. Apesar da sua patogénese ser desconhecida existem algumas hipóteses descritas na literatura, como: microtrauma repetido, muitas vezes de caráter ocupacional, lipólise eletromagnética e defeito congénito da artéria circunflexa femoral lateral.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente diagnosticado com lipoatrofia semicircular.

Descrição do Caso

P.C.R.B.F, sexo feminino, 31 anos, recorreu a consulta dermatológica por queixa de "depressão nas coxas". Ao exame, nota-se depressão na região anterior das coxas de forma bilateral, simétrica e horizontal de aparecimento súbito há aproximadamente 2 meses. Nega dor, prurido e aplicações no local da queixa. Pele e fâneros sem alterações, exame neurológico normal. Relata parto há 4 meses. Ao explorar a história, a paciente relata microtraumas recorrentes em ambiente doméstico por contato frequente com estrutura de altura correspondente ao local da baixa, logo, pode-se inferir que a região da depressão correspondia a uma zona de contato. Como exame complementar, USG de partes moles da região foi solicitado e laudado como: “identifica-se face anterior do terço distal das coxas de forma simétrica, área em faixa perpendicular de redução da espessura e aumento da ecogenicidade da gordura subcutânea. Sem aumento da vascularização, coleções nem formações expansivas. A epiderme e derme tem espessura e ecogenicidade preservadas.” Após eliminar diagnósticos diferenciais, como paniculite, foi assumido o diagnóstico de lipoatrofia semicircular. Esclarecido o caráter benigno da situação e orientado redução dos microtraumas, paciente seguiu para acompanhamento. Reavaliada após 3 meses, com seguimento das orientações, houve melhora do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Lipoatrofia semicircular é uma patologia benigna de diagnóstico clínico, o qual pode ser corroborado com o uso complementar de USG como suporte para eliminação de diagnósticos diferenciais. Há uma escassez de relatos de casos dessa patologia nas principais bases de dados. Logo, apesar de ser uma condição benigna, torna-se relevante para o clínico ter conhecimento dessa possibilidade diagnóstica visando maior eficiência no cuidado do paciente.

Área

Tema Livre

Instituições

Clínica Fábia Valente - Pernambuco - Brasil, Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Universidade Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil

Autores

LAÍS FIGUEIRÔA VALENTE, FÁBIA VASCONCELOS DE FIGUEIRÔA VALENTE, CAIO FARIAS PIMENTEL, ISABELLA MILHOMENS WAISMAN, NADJA FERREIRA MARIZ