Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÃO PULMONAR DA INFECÇÃO POR SALMONELLA EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A bacteremia por Salmonella é relativamente rara, porém tem prevalência maior nos países em desenvolvimento. Em pacientes imunossuprimidos, a infecção por Salmonella pode se disseminar para vários órgãos, incluindo os pulmões. A manifestação pulmonar da salmonelose representa um desafio diagnóstico devido à sua apresentação incomum e rara.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente lúpica com bacteremia por Salmonella com disseminação pulmonar da infecção, bem como a evolução clínica.

Descrição do Caso

L.S.A., 33 anos, com diagnóstico de Síndrome do anticorpo antifosfolípide, lúpus eritematoso sistêmico e doença renal crônica em hemodiálise por cateter de longa permanência há 3 anos, em uso de micofenolato de mofetila e prednisona. Foi admitida com tosse produtiva, febre e astenia há 4 dias. Realizado tomografia (TC) de tórax que revelou consolidações nos lobos inferiores, associadas à massa escavada no segmento superior do lobo inferior direito, que media 4,8 cm e presença de nódulos periféricos no segmento apical no lobo superior direito, um deles escavado. Nesse contexto, foram solicitadas culturas e iniciado antibioticoterapia empírica com meropenem, Vancomicina e anfotericina-B pela possibilidade de infecções oportunistas no paciente imunossuprimido. As hemoculturas confirmaram infecção por Salmonella, sensível a Meropenem. Realizado lavado broncoalveolar com cultura para fungos, germes típicos e atípicos negativas, ecocardiograma transtorácico com ausência de vegetações e posterior suspensão de Anfotericina B e vancomicina por impressão de salmonelose disseminada. Além disso, provas de atividade reumatológica (C3, C4, haptoglobina, DHL, anti-DNAdh, anti-PR3 e anti-MPO) negativas, afastando a possibilidade de vasculite. Em nova TC de tórax realizada 14 dias após início de antibioticoterapia, foi evidenciado involução das consolidações nos lobos inferiores e redução de nódulos pulmonares. Paciente evoluiu com melhora clínica, laboratorial e radiológica com término de meropeném em 28° dia.

Conclusões/Considerações Finais

O caso traz a importância de considerar diferentes possibilidades diagnósticas em pacientes imunossuprimidos, sendo a apresentação de bacteremia e acometimento pulmonar da salmonelose atípicos, há necessidade de alta suspeição, diagnóstico célere e tratamento antibiótico direcionado.

Área

Tema Livre

Instituições

Instituto de Medicina Integrada Professor Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil

Autores

JÚLIA FELIZ CARVALHO SANTOS, Bárbara Lettícia da Silva Bastos, João Victor Leal Balbino, Mário Ferreira de Almeida Filho, Filipe Correia Portella