Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE HEMOCULTURAS BACTERIANAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL AGAMENON MAGALHÃES

Fundamentação/Introdução

A infecção relacionada à assistência em saúde é definida como toda e qualquer infecção associada a algum procedimento assistencial, após 48 horas, seja ele terapêutico ou diagnóstico. O uso de dispositivos invasivos, o tempo prolongado de internamento, as comorbidades crônicas e as condições agudas que levam à imunossupressão relativa são considerados fatores de risco para infecções, que atrelados à resistência microbiana aos antimicrobianos acarreta grande impacto na mortalidade do ambiente intra-hospitalar.

Objetivos

Determinar o perfil de bactérias isoladas nas hemoculturas de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Agamenon Magalhães, em Recife, e avaliar sua resistência à antimicrobianos.

Delineamento e Métodos

Estudo qualitativo de caráter retrospectivo e observacional, sendo realizada revisão de prontuário para identificar perfil e prevalência de resistência antimicrobiana de bactérias isoladas de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Agamenon Magalhães no período de janeiro a agosto de 2023.

Resultados

Das 100 hemoculturas analisadas no estudo, houve prevalência de Staphylococcus epidermidis (20,19%), seguido por Staphylococcus haemolyticus (12,5%) e Acinetobacter baumannii (10,58%). Com relação ao perfil de resistência antimicrobiana das bactérias mais prevalentes, foi observado que todos os Staphylococcus coagulase negativa eram resistentes a oxacilina, a maioria dos Acinobacter baumanni eram resistentes a carbapenêmicos, além da prevalência da Klebisiella pneumoniae MDR.

Conclusões/Considerações finais

A prevalência de infecções hospitalares causadas por patógenos resistentes está em ascensão, ocasionando limitação das opções terapêuticas com consequente pior prognóstico, alta mortalidade e aumento dos custos de saúde. Portanto, mostra-se necessário o conhecimento do perfil patogênico das bactérias encontrados nas unidades de terapia intensiva para implementar políticas de prevenção e controle de infecções, além de guiar os profissionais na terapia antimicrobiana mais adequada.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil, Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil, Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil

Autores

CAMILLA AMORIM ACIOLI BORBA, FRANCISCO IZAIAS AREIAS REGIS, ELOÍSA JORDANA DE BARROS OLIVEIRA