Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Caso raro de Síndrome de Bouveret por fístula coledocoduodenal: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A síndrome de Bouveret é uma obstrução gástrica por cálculo biliar impactado no intestino delgado via fístula bilioentérica. Os fatores de risco são: sexo feminino, idade >60 anos, colelitíase e cálculos >2-8cm. Apresenta alta mortalidade por afetar mais idosos e ter diagnóstico tardio por sintomas inespecíficos, como náuseas, vômitos, dor abdominal, distensão e, raramente, hematêmese. O diagnóstico é feito por imagem, com tríade de Rigler (pneumobilia, obstrução intestinal, cálculo biliar) sendo altamente sugestiva.

Objetivos

Relatar um caso raro de síndrome de bouveret por uma fístula coledocoduodenal em homem idoso.

Descrição do Caso

Homem, 82 anos, admitido com 3 dias de vômitos em borra de café, dor abdominal, inapetência e queda do estado geral. Exames mostraram: hemoglobina 6,1g/dL, leucócitos 19.960/mm³, PCR 53 mg/L. Recebeu dois concentrados de hemácias. Endoscopia revelou esofagite distal erosiva intensa (classe D de Los Angeles), Mallory Weiss com sangramento ativo (Forrest IB), variz de fundo gástrico IGV 1, pangastrite erosiva intensa e cálculo bulboduodenal de 30-40 mm impactado. Suspeitou-se de síndrome de Bouveret e foi solicitada tomografia, que mostrou ectasia difusa de vias biliares, aerobilia inclusive no segmento intrapancreático do hepatocolédoco, vesícula hipodistendida com gás, edema peribiliar e espessamento da primeira porção do duodeno. A cirurgia foi realizada para remoção do cálculo de aproximadamente 4 cm via gastrostomia e sutura primária. O paciente foi encaminhado à UTI e foi a óbito no 7° dia pós operatório devido a insuficiência respiratória secundária a broncopneumonia aspirativa.

Conclusões/Considerações Finais

A síndrome de Bouveret é uma rara complicação de colelitíase que leva à obstrução gástrica devido a um cálculo impactado via fístula bilioentérica. Até o momento, existem apenas 315 casos relatados. O paciente em questão, além de apresentar essa rara condição, pertence a uma categoria menos comum da epidemiologia, sendo homem e exibindo sintomas incomuns, como vômitos. A endoscopia foi crucial para levantar a hipótese da síndrome, enquanto a tomografia, identificando a tríade de Rigler, foi fundamental para a confirmação diagnóstica. Assim, destaca-se a importância de uma investigação diagnóstica minuciosa, sem desconsiderar nenhum sintoma, para intervir precocemente, já que o atraso no diagnóstico da síndrome de Bouveret pode piorar o prognóstico.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANNA GABRIELLE GOMES CORRÊA E SILVA, João Marcos De Oliveira Leitão, Dayane Beserra Costa Felício, Victor Souto Maior Paula De Assis, Leticia Amorim Bezerra Barreto