Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Supressão adrenal secundária ao uso de corticosteroide nasal em paciente gestante: Um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A supressão adrenal é caracterizada pela diminuição da produção do cortisol pelas glândulas suprarrenais sem manifestações clínicas evidentes de insuficiência adrenal. Pode ocorrer de forma primária ou secundária a fatores externos, como o uso de corticosteroide, sendo normalmente associada ao uso sistêmico e, em raros os casos, ao seu uso tópico.

Objetivos

Relatar um caso de supressão adrenal secundária ao uso de corticosteroide nasal em uma paciente gestante.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 30 anos, com diagnóstico prévio de rinite intermitente controlada com uso de Fluticasona 165 mcg/dia (dose diária máxima: 110 mcg) há 2 anos sem prescrição médica, sem queixas no momento do exame. Foi encaminhada pela ginecologia por achado laboratorial de cortisol sérico matutino de 2,5 mcg/dL, tendo suspendido o uso do corticosteroide nasal ao suspeitar que a supressão adrenal estava contribuindo para suas dificuldades de engravidar. Após 15 dias, na consulta com endocrinologista apresentou cortisol sérico matutino de 1,8 mcg/dL e hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) de 4 pg/mL, confirmando a causa secundária da supressão. Durante o acompanhamento, a paciente engravidou e seguiu monitoramento de níveis séricos de cortisol com o especialista, sem intervenções específicas. Trouxe novos exames mensais durante a gestação, ainda sem queixas, revelando cortisol sérico matutino com 6 semanas de gestação de 11 mcg/dL (Valor de referência - VR >11 mcg/dL); com 15 semanas de gestação 18 mcg/dL (VR >16 mcg/dL) e com 18 semanas de 24 mcg/dL (VR >16 mcg/dL). Esses exames demonstraram recuperação da produção de cortisol pela suprarrenal após suspensão de corticosteroide tópico em dose supra-fisiológica.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso ilustra a supressão adrenal causada pelo uso prolongado de corticosteroide nasal em uma paciente gestante. A redução dos níveis de cortisol foi confirmada e, após a suspensão do medicamento, houve uma recuperação gradual dos níveis hormonais durante a gestação. Assim, este relato enfatiza a importância de seguir rigorosamente as doses recomendadas de corticosteroides tópicos para evitar complicações hormonais e garantir a saúde da paciente.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil, Universidade Católica de Pernambuco - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

RAYANNE DA CUNHA MENDES, JEFFERSON FILIPE SILVA DE OLIVEIRA, SÉRGIO RICARDO DE LIMA ANDRADE, GUILHERME AUGUSTO DA CUNHA MENDES