Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Fanconi induzida por Terapia Antirretroviral: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Fanconi é uma disfunção tubular proximal que cursa com glicosúria, aminoacidúria, bicarbonatúria e hipocalemia. No adulto, é associada principalmente ao uso de drogas ou à presença de gamopatias monoclonais. O diagnóstico se baseia em exames que documentam a perda excessiva destas substâncias pela urina, na ausência de concentrações plasmáticas elevadas. O tratamento consiste em tratar a causa de base ou suspender a droga causadora, além da correção da acidose metabólica e hipocalemia.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome de Fanconi induzida pelo uso de Tenofovir em pessoa vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Descrição do Caso

Homem, 58 anos, hipertenso, diabético e portador de infecção pelo HIV em tratamento regular com Tenofovir, Lamivudina e Dolutegravir. Procurou a emergência em 2023 por quadro de náuseas e vômitos de início há 10 dias. Em exames admissionais, foi observada disfunção renal importante, com creatinina de 5,9, hipocalemia e acidose metabólica com ânion-gap normal. No sumário de urina, foi evidenciada proteinúria e glicosúria, em vigência de glicemia normal, sendo aventada hipótese de Síndrome de Fanconi induzida por Tenofovir. Realizada também ultrassonografia de rins e vias urinárias, sem achados sugestivos de doença renal crônica. Durante internamento, paciente foi acompanhado por equipe de nefrologia, sendo mantido em tratamento conservador.
Diante da principal hipótese diagnóstica, foi-se optado pela suspensão do Tenofovir e manutenção de esquema duplo com Lamivudina e Dolutegravir. Realizada também reposição de potássio e bicarbonato pela via oral. Paciente evoluiu com melhora parcial da função renal, porém com nível de creatinina ainda acima do basal. Diante de estabilidade clínica e laboratorial, recebeu alta para acompanhamento ambulatorial.
Após alta hospitalar, o paciente retornou ao ambulatório assintomático e sem piora da disfunção renal. Exames de controle evidenciaram déficit de bicarbonato mantido, sendo optado pelo retorno da reposição com xarope de bicarbonato em domicílio.

Conclusões/Considerações Finais

O uso difundido de terapias antirretrovirais em pacientes portadores de HIV eleva a frequência de seus efeitos adversos. A síndrome de Fanconi induzida por Tenofovir leva a um quadro clínico inespecífico, porém com alterações laboratoriais graves. É importante o seu reconhecimento e tratamento precoces, de forma a evitar a progressão para doença renal crônica.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Miguel Arraes - Pernambuco - Brasil

Autores

KARINE DE LIMA FIGUEIRAS, FERNANDA SARUBBI SELVA, ANA CAROLINA DE GODOY ARAÚJO, FELIPE LEITE VILAÇA TORRES PINTO, BIANCA RODRIGUES CASTELO BRANCO ROCHA