Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

O FATOR EMOCIONAL QUE AGREGA NA QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE NEUROFIBROMATOSE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A Neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma doença de origem genética, do tipo autossômica dominante, caracterizada pela alteração da proteína neurofibromina (responsável pela supressão tumoral). As principais manifestações da NF1 são o aparecimento de nódulos cutâneos de tamanhos variáveis, manchas café com leite e tumores no sistema nervoso central. No que diz respeito ao tratamento, é fulcral salientar que esse pode e deve variar de caso em caso, centrando-o na pessoa e não na doença, a fim de evitar feridas à estima do indivíduo acometido, e por conseguinte, impactos voltados a sua identidade e aceitação, contribuindo para o aumento do seu bem-estar tanto físico quanto emocional.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de uma paciente portadora de neurofibromatose e os impactos expressados por essa patologia sob a ótica da diminuição da sua qualidade de vida e dificuldades cotidianas.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: As informações apresentadas neste resumo são provenientes de análises do prontuário médico, entrevistas com a paciente e seu médico responsável e revisões literárias para fundamentação técnica.

Resultados

Resultados: Paciente L.O.N, sexo feminino, 76 anos, brasileira e residente de Juazeiro-BA, portadora de NF1 há mais de 20 anos, apresenta múltiplos neurofibromas cutâneos e subcutâneos, além de dores crônicas e progressivas. Contudo, para além do patológico, L.O.N tem apresentado também episódios depressivos, crises de ansiedade e isolamentos sociais constantes , aumentados nos últimos anos em virtude da progressão da doença, refletindo desse modo os seus impactos avassaladores na autoimagem, bem-estar individual e na importância de um prognóstico psicoemocional que busque minimizar seus danos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Com esse estudo, nota-se a necessidade de diminuir a distância entre o indivíduo portador de NF1 e o conceito holístico de saúde, abarcando não só o seu amparo patológico, mas também humanitário, sendo esse essencial tanto para exercício do profissional médico, como para o bem-estar social do mesmo.

Palavras-chaves: Neurofibromatose tipo 1, Desordem genética, Saúde mental, Neurofibromas, Humanização.

Área

Tema Livre

Instituições

Afya Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brasil, Afya Unima Campus Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

DANIELLA MOREIRA E SILVA DORIA CRISOSTOMO, Luma Dória Passos, Jefferson Barreto Muniz Junior, Andre Rocha Tommasi, Barbara Juacy Rodrigues Costa de Santana