Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

O PERFIL DOS USUÁRIOS DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Fundamentação/Introdução

No Brasil, os benzodiazepínicos estão entre os cinco medicamentos mais vendidos, e seu consumo é mais alto em áreas densamente povoadas e com maior número de médicos,levantando preocupações sobre prescrições excessivas e monitoramento insuficiente. Embora haja benefícios no tratamento de distúrbios mentais, os efeitos adversos do uso prolongado são preocupantes, e há dificuldades na implementação de medidas interventivas na atenção primária.

Objetivos

Descrever os dados coletados na pesquisa de iniciação científica sobre benzodiazepínicos em uma Unidade de Saúde da Família.

Delineamento e Métodos

A pesquisa é derivada de um projeto de iniciação científica com desenho transversal descritivo, aprovado eticamente (parecer Nº 6.728.238). Envolveu uma amostra de 20 indivíduos, pacientes da Unidade de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada presencialmente por meio de um questionário, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise dos dados foi descritiva, focando nas características da amostra.

Resultados

A pesquisa revelou um grupo predominantemente composto por mulheres (90%) na faixa etária de 46 a 64 anos, com variedade étnica. A maioria possui baixa escolaridade, com 30% não frequentando a escola e 40% com ensino fundamental incompleto. Quanto à situação ocupacional, 30% estão desempregados e 25% são aposentados, e 45% têm renda mensal de apenas um salário mínimo. O uso de benzodiazepínicos é generalizado, principalmente clonazepam (60%), com 70% dos usuários utilizando-o há mais de um ano. Os principais motivos de uso incluem ansiedade, depressão e insônia, e 75% dos usuários relataram efeitos colaterais. Apenas 30% recebem acompanhamento profissional. Sugestões para melhorar a assistência incluem mais palestras (50%) e melhor acompanhamento semanal (25%).

Conclusões/Considerações finais

Portanto, a pesquisa destacou um grupo majoritariamente composto por mulheres de meia-idade com baixa escolaridade e dificuldades financeiras, que enfrentam desafios significativos em termos de emprego e aposentadoria. O uso generalizado de benzodiazepínicos, especialmente clonazepam, é preocupante, com uma grande parcela dos usuários utilizando o medicamento por longos períodos e relatando efeitos colaterais. A falta de acompanhamento profissional adequado é um problema crítico, sugerindo a necessidade urgente de intervenções como mais palestras informativas e um acompanhamento semanal mais rigoroso para melhorar a assistência e a qualidade de vida desses indivíduos.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Tiradentes - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

DAIANE SOUZA DA COSTA, Andressa Marinho Ferreira da Silva, Milena Maria Texeira Gomes, Maria Eduarda Maracajá Soares, Alberto Luiz Alves de Lima