Dados do Trabalho
Título
HIPONATREMIA SINTOMÁTICA COMO APRESENTAÇÃO INICIAL DE SÍNDROME DE SHEEHAN: UM RELATO DE CASO
Introdução/Fundamentos
A síndrome de Sheehan (necrose hipofisária pós-parto) representa uma causa obstétrica de insuficiência adrenal secundária. Sua apresentação pode ser de forma aguda ou crônica, sendo esta última de caráter insidioso, com sintomas inespecíficos, levando, frequentemente, a um diagnóstico tardio.
Objetivos
Descrever um caso de paciente com hiponatremia euvolêmica sintomática refratária, secundária à Síndrome de Sheehan.
Descrição do Caso
Paciente, 71 anos, sexo feminino, hipertensa e diabética, admitida em hospital terciário para investigação de crise convulsiva isolada, associada a declínio cognitivo e lentificação psicomotora há 7 dias da admissão. Relatava também cefaléia, náuseas e vômitos iniciados 6 meses antes da admissão. Durante o internamento, paciente evoluiu com episódios de rebaixamento do nível de consciência secundários a hipoglicemias e a hiponatremia euvolêmica (sódio = 115). Diante de resposta insatisfatória da paciente à reposição de glicose e de sódio, foi levantada a hipótese de insuficiência adrenal. A investigação foi iniciada com a dosagem do cortisol basal, com resultado inconclusivo (14,3). ACTH dosado com níveis normais. Devido a dificuldade de realização de teste induzindo hipoglicemia em paciente idosa, foi optado por dosagem de hormônios hipofisários sendo evidenciados níveis inapropriadamente baixos de LH e FSH, corroborando com hipótese de hipopituitarismo. Nesse contexto, foi realizada ressonância magnética de encéfalo com contraste, que evidenciou sela túrcica vazia, confirmando o acometimento hipofisário. Após questionamento, paciente referiu histórico de sangramento uterino importante após o parto da primogênita. Assim, foi iniciada corticoterapia intravenosa e a paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial da hiponatremia e dos episódios de hipoglicemia. Após transição para terapia oral, paciente manteve estabilidade clínica e recebeu alta hospitalar para seguimento ambulatorial com equipe de clínica médica.
Conclusões/Considerações Finais
A Síndrome de Sheehan é uma causa de hipopituitarismo muitas vezes esquecida. Grande parte dos pacientes apresentam sintomas inespecíficos e podem permanecer sem diagnóstico e tratamento por um longo tempo. Devido a esse fato, é importante o conhecimento desta patologia para que sejam realizados diagnósticos cada vez mais precoces e tratamento adequado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil
Autores
JOÃO PEDRO GUEDES SILVA, Juliana Russo Gomes Calabria Guimarães , Fernando Antônio Galvão Gondim Filho, Paulo Henrique Miranda de Almeida, Bárbara Desirée Rodrigues Mota