Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Investigação de quadro de sinusopatia refratária associada a massa pulmonar em paciente jovem: um relato de caso de granulomatose com poliangeíte.

Introdução/Fundamentos

A granulomatose com poliangeíte é uma vasculite sistêmica, marcada por inflamação necrosante de via aérea superior e inferior. São frequentes sintomas constitucionais, assim como sinusopatia e acometimento pulmonar granulomatoso, quase sempre cavitado. O diagnóstico é feito a partir de uma clínica sugestiva, com presença de marcadores de autoimunidade e histopatologia típica.

Objetivos

Relatar caso de sinusopatia refratária e massa pulmonar em uma paciente em investigação de vasculite com anticorpo anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) reagente.

Descrição do Caso

Sexo feminino, 22 anos, sem comorbidades, admitida em emergência com quadro de obstrução nasal, cefaléia, febre, perda de peso, tosse produtiva com hemoptoicos, otorreia e dispneia mMRC 4 dois meses antes da admissão. Tomografia computadorizada de tórax evidenciou lesão necrótica com nível hidroaéreo em lobo inferior direito, micronódulos bilaterais e nódulo sólido (2,0 cm) no lobo superior esquerdo. Broncoscopia com lesão infiltrativa em parede anterior de brônquio intermediário, biopsiada, com evidência de material fibrinoleucocitário, sem sinais de especificidade.
Durante a internação, apresentou febre diária, leucocitose com desvio à esquerda e elevação da proteína c reativa, sem melhora com antibioticoterapia ampla. Tomografia computadorizada de seios da face mostrava espessamento mucoso maxilar e esfenoidal, com aumento de partes moles no septo nasal anterior, sem destruição óssea.
Ao longo do internamento, evoluiu com surgimento de lesões purpúricas palpáveis em extremidades inferiores e superiores, além de parestesia nos membros inferiores e fraqueza à dorsiflexão do pé direito sugerindo mononeurite múltipla. Proteinúria de 24h com nível subnefrótico. Aventada possibilidade de vasculite, confirmada pelo padrão citoplasmático reagente de ANCA (137). Iniciou Prednisona (1mg/kg/dia) seguida de Ciclofosfamida (15mg/kg), com melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

A sinusopatia recorrente, especialmente associada a sintomas do trato respiratório inferior, é comum em quadros de granulomatose com poliangeíte. Deve-se aumentar a suspeição quando combinada a sintomas como hemoptise, dispneia e dor pleurítica. Costuma ser usual, dentro da história do paciente o uso de antibioticoterapia de amplo espectro em várias ocasiões antes da instituição do diagnóstico correto. O caso atenta à necessidade de pesquisa desta afecção em pacientes com doença recorrente sem melhora aos tratamentos usuais.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Miguel Arraes - Pernambuco - Brasil

Autores

GUILHERME AFONSO FERREIRA COELHO SILTON, PAULA QUENTAL LIMA OLIVEIRA, MARINA FERREIRA PASSOS ROCHA, MAYSA OLIVEIRA DE SOUZA E SILVA, LORENA CAVALCANTI DE MORAIS ARAUJO