Dados do Trabalho
Título
Síndrome de reconstituição inflamatória imune com ativação de tuberculose pulmonar em paciente desnutrida
Introdução/Fundamentos
A síndrome de reconstituição imune inflamatória (SRII) é descrita em pacientes portadores de imunodeficiência adquirida, principalmente associada ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). No caso adiante, relatamos a ocorrência desta em paciente portadora de desnutrição proteico-calórica grave, após dieta hipercalórica.
Objetivos
Apresentação de caso de SRII após terapia nutricional em paciente portadora de desnutrição proteico-calórica.
Descrição do Caso
Paciente L.P.S., 37 anos, em situação de rua e usuária de drogas ilícitas, apresentou quadro de insuficiência respiratória secundária a sepse de foco respiratório, com necessidade de suporte hemodinâmico e ventilatório. Durante permanência em Unidade de Terapia Intensiva, foram realizados esquemas antimicrobianos de amplo espectro, pesquisa para HIV negativa, tomografia de tórax revelando derrame pleural bilateral, áreas esparsas de atelectasia/consolidação dispersas bilateralmente e nódulo escavado em ápice de pulmão esquerdo, e Genexpert de material de lavado broncoalveolar negativo. Após estabilização clínica, foi transferida para enfermaria de clínica médica, onde foi observado paciente emagrecida (peso 33 kg, IMC 13,2 kg/m2), linfopenia intensa (linfócitos totais 218/ml), sem leucopenia associada. Foi repetida a pesquisa para HIV, persistindo negativa, e foi realizado ultrassonografia à beira leito que revelou redução do derrame pleural previamente relatado (não puncionável). Observamos, ainda, VDRL 1/32, hipoalbuminemia (2,76 mg/dl), deficiência de ferro (IST 7%) e de vitamina B12 (194 mg/dl). Foi optado por início de terapia nutricional com dieta hipercalórica e hiperproteica, além de reposição de oligoelementos e tratamento para sífilis latente. No seguimento, a paciente evoluiu com febre vespertina e tosse seca. Nova tomografia de tórax indicou aspecto em árvore em brotamento, pequenos granulomas calcificados e derrame pleural laminar. Como a paciente não apresentava escarro, foi solicitada a pesquisa de derivado proteico purificado para micobacterioses, com resultado positivo (10 mm), após o que foi iniciado tratamento para tuberculose pulmonar. No seguimento, foi realizada nova pesagem em 47 kg (IMC 18,8 kg/m2), vitamina B12 (834 mg/dl), albumina (4 mg/dl) e com melhora hematimétrica após reposição de ferro parenteral.
Conclusões/Considerações Finais
O caso relatado nos enfatiza a importância da vigilância de SRII no contexto do paciente desnutrido que é submetido à terapia nutricional.
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital Maria Lucinda - Pernambuco - Brasil
Autores
JOÃO GABRIEL BOTELHO D’ASSUNÇÃO BEZERRA DE MELLO, Lívia Soares de Oliveira, Camilla Brito Pessoa de Melo, Carolina Cavalcanti Bezerra, Ian Nogueira Simões