Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Dermatose granulomatosa necrobiótica em paciente jovem com artrite reumatoide: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A dermatose granulomatosa necrobiótica é uma doença crônica e rara. As manifestações clínicas incluem infecções recorrentes, lesões múltiplas granulomatosas de pulmão, fígado, linfonodos entre outras etiologias como diabetes mellitus.

Objetivos

Descrever a respeito da dermatose granulomatose necrobiótica em mulher jovem.

Descrição do Caso

Paciente sexo feminino, 31 anos, natural de Sergipe, é admitida em consulta ambulatorial em março de 2024 apresentando poliartrite simétrica de pequenas e grandes articulações, nega comorbidades. Meses depois, apresentou nódulos subcutâneos dolorosos em membros inferiores. Os exames laboratoriais para pesquisa de doenças autoimunes foram negativas, incluindo FR e ANTI CCP. Apresentava provas inflamatórias elevadas e sinovite com power doppler positivo nas ultrassonografias das articulações acometidas. Realizado biopsia dos nódulos para diagnostico diferencial, detectando em macroscopia aspecto úlcero-crostoso, com superfície esbranquiçada. Microscopicamente as secções de pele exibem epiderme com acantose irregular, hiperparaceratose com neutrófilos em meio às células paraceratóticas e solução de continuidade com crosta fibrinoleucocitária sobreposta. Ademais, há denso infiltrado inflamatório de natureza mista, com formação de granulomas de células epitelióides ou, focalmente, xantomizadas, com frequentes células gigantes multinucleadas de permeio, envolvendo extensa necrose confluente. Observam-se vasos com espessamento médio-intimal e estreitamento da luz, alguns deles com trombos intraluminais. Pesquisa de BAAR e fungos negativos. Paciente diagnosticada com dermatose granulomatosa com extensa necrobiose envolvendo o tecido subcutâneo. Fez uso de prednisolona com remissão do quadro articular e dos nódulos.

Conclusões/Considerações Finais

A granulomatose necrobiótica pode acometer pacientes em qualquer idade, mas é incomum em jovens. É uma condição rara que entra como diagnostico diferencial em pacientes com sarcoidose, erupções por drogas, granuloma anular e nódulos reumatoides, diferenciando-se devido as caraterísticas histopatológicas e sua localização. Dessa feita, pode-se apresentar como duas doenças diferentes nesta paciente: artrite reumatoide soronegativa e dermatose granulomatosa.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

ISABELLE KAROLINNE BISPO ANDRADE, Vanessa Gonçalvez Moreira, Alejandra Debbo