Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Granulomatose sarcoidoisis-mimics em mulher com dois tumores primários: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A sarcoidose é uma doença sistêmica de etiologia desconhecida, caracterizada pela formação de múltiplos granulomas, principalmente em pulmões, linfonodos, fígado, olhos e pele. A ocorrência de sarcoidose ou reação semelhante à sarcoidose (RSL) em pacientes com câncer é amplamente conhecida. No entanto, são poucas as descrições de casos nas quais dois tumores malignos primários coexistam com RSL.

Objetivos

Descrever o acompanhamento clínico de uma paciente com dois tumores primários que desenvolveu RSL, em um hospital público de Recife/PE.

Descrição do Caso

Mulher de 48 anos relata o surgimento de nódulo em mama esquerda em 2021. Em investigação, foi diagnosticada com neoplasia maligna de mama (carcinoma invasivo do tipo não especial), HER2 +. Foi submetida à mastectomia com esvaziamento axilar, quimioterapia e radioterapia. Durante seguimento oncológico, apresentou queixa de dispneia aos pequenos esforços, fadiga, rouquidão e tosse seca há cerca de 1 ano. A tomografia computadorizada de tórax e tomografia por emissão de pósitrons (PET) revelaram um nódulo pulmonar do lobo inferior direito e um linfonodo mediastinal ipsilateral aumentado. Realizada uma segmentectomia pulmonar direita para tratamento de tais lesões. Em análise histopatológica, foi identificada neoplasia neuroendócrina carcinoide em lesão de parênquima pulmonar direito, em área peritumoral e em linfonodos, evidenciada linfadenite granulomatosa com material amilóide livre, sugestivo de sarcoidose. Aproximadamente 1 mês após a excisão desses nódulos e linfonodos, apresentou melhora completa dos sintomas anteriormente mencionados.

Conclusões/Considerações Finais

As reações granulomatosas não são incomuns no curso de neoplasia sólida. No entanto, a diferenciação entre sarcoidose e malignidade é difícil clínica e radiologicamente, sendo necessário o estudo histológico quando há suspeita dessa associação. Os médicos assistentes devem estar cientes do prognóstico mais favorável e da resolução espontânea mais frequente.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

JOSE REGINALDO ALVES DE QUEIROZ JUNIOR, TAILIS MARIA BENEVIDES DA SILVA, AMANDA FORTE MENDES TEJO SALGADO, LUIZABEL DE PAULA GOMES, JOSE OTAMIR DE ANDRADE