Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

RASTREAMENTO CLÍNICO DA FREQUÊNCIA DE SARCOPENIA EM IDOSOS RESIDENTES EM UM INSTITUTO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILP) EM CARUARU/PE

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A sarcopenia é caracterizada pela redução da massa e da força muscular, sendo associada a fraturas, a quedas e à piora da qualidade de vida, cujo diagnóstico é feito pela avaliação funcional e pelo exame de imagem. Entretanto, requer equipamento especializado e profissionais capacitados, o que não corresponde à realidade cotidiana dos centros de cuidado a idosos. Portanto, estudos recentes demonstraram que a medida da circunferência da panturrilha pode ser utilizada para identificar um quadro indicativo de sarcopenia, com sensibilidade de 74,22% e especificidade de 51,96%, sendo um rastreamento de baixo custo e complexidade.

Objetivos

OBJETIVO: Identificar o quantitativo de idosos com possível sarcopenia, residentes em uma ILP na cidade de Caruaru/PE.

Delineamento e Métodos

MÉTODO: O presente trabalho trata-se de um estudo populacional realizado a partir da medição da circunferência da panturrilha de todos os indivíduos acima dos 60 anos residentes na ILP. Os indivíduos estavam sentados com os pés apoiados no chão e os joelhos em ângulo de 90º, a fim de evitar a contração muscular. Dessa forma, a amostra inicial consistiu em 47 idosos, dos quais 6 se recusaram a participar do estudo, restando 41 idosos que tiveram a média das circunferências de panturrilha incluídas na análise do estudo.

Resultados

RESULTADOS: O presente estudo utilizou como parâmetro de avaliação a referência desenvolvida pelo European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), o qual estabelece a circunferência de panturrilha (Calf circumference - CC) <34 cm em homens e <33 cm mulheres, para o rastreio da sarcopenia. De acordo com a avaliação realizada na ILP foi observado que das 27 mulheres participantes, 66, 67% apresentaram diminuição acentuada da CC e, em paralelo, dos 14 homens participantes, 71,43% apresentaram valores abaixo do padrão estabelecido pela organização internacional. Dessa forma, há um percentual elevado de idosos, tanto do sexo masculino quanto do feminino, com diminuição da massa muscular na panturrilha. Ademais, essa diminuição da CC está relacionada ao maior grau de dependência para realizar atividades diárias como caminhar, tomar banho e se alimentar, assim como às hospitalizações por quedas e ao maior risco de mortalidade.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Portanto, o método utilizado para rastreio de sarcopenia nos idosos da ILP em questão revela resultados coerentes com os achados clínicos, embora sejam necessários mais estudos na área para melhor entendimento acerca do cálculo e seus resultados.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

FERNANDA RODRIGUES AVELAR, BRUNA GABRIELLE DA SILVA, ANA BEATRIZ BARROS DE LIMA, JOSÉ REINALDO MADEIRO JUNIOR