Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA SINOVITE SIMÉTRICA SORONEGATIVA REMITENTE COM EDEMA DEPRESSÍVEL (RS3PE SYNDROME): UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Síndrome da sinovite simétrica soronegativa remitente com edema depressível (RS3PE) é caracterizada pela presença de poliartrite aguda e simétrica de etiologia desconhecida e vista frequentemente em pacientes idosos. Tem um prognóstico, geralmente, favorável, mas é, em muitos casos, reconhecida como uma síndrome paraneoplásica.

Objetivos

Relatar as características e investigação de uma síndrome com poliartrite aguda em paciente idosa.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 54 anos, refere hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2. É admitida em hospital terciário transferida de serviço de urgência e emergência devido à alteração importante em laboratório evidenciando anemia (Hb: 6,6 mg-dl) e aumento de escórias nitrogenadas associada a um quadro de artralgia há 3 semanas em mãos. Refere que quadro iniciou após episódio de febre, que não foi aferida, quando evoluiu com astenia. Em hospital terciário, foi admitida em setor de clínica médica com relato de piora de edema em mão direita com sinal de cacifo positivo. Também referiu dor ao toque e movimentação ativa de ombro e joelho direito, sem sinais flogísticos. Realizou ultrassonografia de articulações acometidas que corroborou com hipótese de tenossinovite e artrite degenerativa na mão direita. Solicitado sorologias de dengue com resultados negativos, bem como Fator Reumatoide e Fator Antinuclear, sem consumo de complemento. Levantou-se a hipótese diagnóstica da síndrome RS3PE quando optou por realizar rastreio neoplásico com ultrassonografia de tireoide, de abdome e transvaginal, sem alterações, bem como endoscopia e colonoscopia. Foi iniciado corticoterapia com prednisona 10mg dia com diminuição do edema e da queixa de artralgia.

Conclusões/Considerações Finais

A Síndrome RS3PE é uma etiologia rara de poliartrite, mas que deve ser considerada em pacientes mais velhos com fator reumatoide negativo com uma resposta rápida a esteroides, devido a sua associação com malignidades ginecológicas, nefrológicas e do trato digestivo, deve-se realizar o rastreio em pacientes diagnosticados com tal síndrome.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Mestre Vitalino - Pernambuco - Brasil

Autores

GABRIEL CORDEIRO GOMES, GABRIELE DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, Letícia Figuerôa Silva, Mariana Cavalcanti Novaes Ferraz, Vitoria Ellen de Assis Ramos Andrade