Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO NA REDUÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “SAÚDE EM NOSSAS MÃOS / PROADI-SUS” NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DO HOSPITAL AGAMENON MAGALHÃES

Fundamentação/Introdução

Infecções são uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, especialmente no ambiente de Terapia Intensiva, sendo a Sepse a causa mais frequente de óbito dos pacientes. É imprescindível que os serviços de saúde despendam esforços contínuos para tentar minimizar os efeitos deletérios dos processos infecciosos aos pacientes. Neste sentido, no Brasil, o Ministério da Saúde, a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - PROADI-SUS, criou o Projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” visando principalmente a redução das principais Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e filantrópicos no Brasil. O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) é adepto ao projeto desde setembro de 2021 e o presente estudo pormenorizou sua participação quanto ao impacto dos resultados encontrados em 02 anos de execução.

Objetivos

Avaliar o impacto na redução das taxas de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) – a saber: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), Infecção Primária da Corrente Sanguínea Laboratorialmente Confirmada (IPCSL) e Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical (ITU-AC), além de avaliar o aumento na taxa de Higienização das Mãos (HM) após a implementação do projeto “Saúde em Nossas Mãos / PROADI-SUS” na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HAM, em Recife-PE.

Delineamento e Métodos

Estudo analítico, agregado, observacional e longitudinal do tipo caso e controle com controle histórico, realizado a partir dos dados epidemiológicos extraídos dos sistemas informatizados EPIMED MONITOR e SimpleQi, que registram as taxas de IRAS na UTI Adulto do HAM antes e após a implementação do projeto “Saúde em Nossas Mãos / PROADI-SUS”.

Resultados

Após a implementação do Projeto Saúde em Nossas Mãos/PROADI-SUS na UTI adulto do HAM observou-se diminuição das taxas de IRAS (IPCSL com redução da média anual de 0,43% para 0,24%, ITU-AC com redução da média anual de 0,15% para 0,06% e PAV com redução da média anual de 1,57% para 0,85%) e aumento da taxa de higienização das mãos.

Conclusões/Considerações finais

Este estudo demonstrou impacto positivo na redução das taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IPCSL, ITU-AC, PAV) e aumento das taxas de higienização das mãos na UTI adulto do Hospital Agamenon Magalhães após 2 anos da implementação do projeto Saúde em Nossas Mãos/PROADI-SUS.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil, UNINASSAU - Pernambuco - Brasil

Autores

JULIA BARBOSA BRANDÃO PINHEIRO, Flávio José Medeiros Júnior, Isabelle Magalhães Cavalcanti Barbosa, Jefferson Matheus Braga Arcoverde, Marçal Durval Siqueira Paiva JR