Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Amiotrofia diabética: Uma complicação incomum do Diabetes Mellitus

Introdução/Fundamentos

A amiotrofia diabética é uma tipo de neuropatia rara presente em aproximadamente 1% dos pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus, caracterizada por dor proximal em membros inferiores, podendo ter associação com disautonomia e perda de peso.

Objetivos

Relatar um caso de amiotrofia diabética em uma paciente com diabetes mellitus de longa data.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 51 anos, feminino, hipertensa e diabética de longa data. Deu entrada no serviço de emergência com queixa de lombalgia crônica de forte intensidade e refratária à analgesia, além de perda de aproximadamente 30kg em sete meses. A dor iniciava em flanco esquerdo com irradiação para abdome inferior e para membros inferiores até altura de joelhos. Na ocasião, referia também parestesia na mesma região. A paciente não conseguia sentar-se ou sustentar o peso do próprio corpo. Além disso, apresentava lipotimia e história de constipação. Possuía histórico de admissões frequentes em urgências com hiperglicemias de difícil controle. Fazia uso irregular de insulina subcutânea. Seu exame físico era notável por lipodistrofia em membros inferiores, apresentando um padrão em avaliação neurológica de polineuropatia sensitiva proximal e meralgia parestésica à direita. Seus exames laboratoriais e sorologias eram normais, exceto por uma hemoglobina glicada de 7,5%. Uma ressonância magnética de coluna lombossacra e tomografias de colunas não apresentavam anormalidades que justificassem o quadro clínico. Nenhuma evidência de neoplasia foi encontrada. Uma eletroneuromiografia em membros inferiores apresentava padrão de polineuropatia mista axonal e desmielinizante sensitivo motora. Diante do exposto, o diagnóstico de Amiotrofia diabética foi realizado. Durante seguimento, apresentou melhor controle álgico com uso da duloxetina e pregabalina, além do uso durante a crise álgica de opióide, mantendo ajustes de insulinoterapia para controle glicêmico e reabilitação motora.

Conclusões/Considerações Finais

Amiotrofia diabética é um diagnóstico raro de neuropatia em pacientes com diabetes mellitus, mas que deve ser levantado em um quadro sugestivo diante da morbidade trazido pelo mesmo. Portanto, relatos de casos e revisões sobre o tema são essenciais para o conhecimento desta hipótese diagnóstica.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Mestre Vitalino - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Penambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

BRUNA RAPHAELA NASCIMENTO SILVA, MATHEUS RIBEIRO BARROS CORREIA, OSMUNDO JOSÉ BEZERRA XAVIER, THAYSA MONTEIRO SOBREIRA, LETÍCIA GABRIELA SANTOS SOARES DE SANTANA