Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

GASTROPARESIA EM PACIENTE JOVEM PORTADORA DE DIABETES MELLITUS TIPO 1

Introdução/Fundamentos

A gastroparesia é uma síndrome onde o esvaziamento gástrico é retardado sem obstrução mecânica, sendo o diabetes mellitus a principal condição associada. Ela surge como complicação tardia do diabetes após anos de descontrole glicêmico estando ligada à neuropatia autonômica.

Objetivos

Relatar um caso de gastroparesia em um paciente diabético, destacando os desafios enfrentados no diagnóstico e manejo dessa condição.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 22 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 1 há 8 anos, foi admitida em um hospital terciário com quadro de dor abdominal e episódios recorrentes de vômitos. A paciente relatou múltiplas internações anteriores em outros serviços pelo mesmo quadro, associado à sensação de plenitude pós-prandial, pirose, refluxo alimentar e perda de 8 kg em cerca de 3 meses. Exames anteriores incluíam uma ultrassonografia abdominal, sem alterações, e uma endoscopia digestiva alta que revelou esofagite erosiva grau D de Los Angeles, pangastrite leve e presença de resíduos alimentares não digeridos. Com a hipótese de gastroparesia diabética, iniciou-se o tratamento com o primeiro pilar que é o controle glicêmico rigoroso, além do uso associado de anti-eméticos como ondansetrona, metoclopramida e bromoprida, e procinéticos como domperidona, associados à eritromicina, sem melhora do quadro. Solicitada uma tomografia computadorizada de abdômen para investigar a possibilidade de síndrome da artéria mesentérica superior, mas não foram encontradas evidências dessa condição. Um esofagograma baritado realizado no mesmo período apresentou resultados dentro da normalidade. A paciente continuou apresentando múltiplos episódios de vômitos, necessitando da passagem de sonda pós-pilórica, mas os sintomas persistiram. Devido à forte suspeita de gastroparesia diabética, sendo excluídas demais causas, foi realizada uma cintilografia de esvaziamento gástrico, que confirmou um tempo de esvaziamento prolongado. Devido à refratariedade às medidas farmacológicas, a paciente aguarda a realização do procedimento de miotomia endoscópica peroral gástrica do piloro.

Conclusões/Considerações Finais

A gastroparesia diabética é uma complicação séria do diabetes mal controlado. O caso descrito destaca a importância de um diagnóstico e manejo adequado para melhora da qualidade de vida do paciente.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Mestre Vitalino - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

YASMIN BASTOS GOMES DAQUINO, Max Victor Arruda Alves, Mariana Cavalcanti Novaes Ferraz, Gabriele Albuquerque, Vitória Ellen de Assis Ramos Andrade