Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Obstrução intestinal por fitobezoar: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Bezoares são massas de materiais indigeríveis no trato gastrointestinal, sendo mais comuns no estômago. São geralmente assintomáticos, mas podem causar dor abdominal, obstrução ou hemorragia. Fitobezoares, apesar de serem uma causa rara de obstrução intestinal, são mais comuns e têm relevância em regiões onde há alto consumo de alimentos fibrosos. Fatores de risco incluem diabetes, hipotireoidismo e problemas de mastigação. O diagnóstico precoce, é essencial para evitar complicações, mas depende de uma anamnese detalhada e exames de imagem.

Objetivos

Relatar caso de paciente com obstrução intestinal por fitobezoar.

Descrição do Caso

J.R.S, masculino, 37 anos, admitido em hospital de urgência devido a quadro de dor abdominal difusa, em cólica, refratária a analgesia de alta potência, associado a vômitos, distensão abdominal e parada da eliminação de fezes, apesar da presença de flatos, há 5 dias. Chamou atenção da equipe da cirurgia geral do serviço o relato do paciente de ter ingerido cerca de 10 (dez) frutas do conde (conhecida como “ata” ou “pinha”) junto das sementes das mesmas. Negava comorbidades e cirurgias prévias abdominais. Apresentava abdome com moderada distensão, doloroso difusamente à palpação superficial e profunda e com descompressão brusca dolorosa. O toque retal evidenciou fezes em dedo de luva. A tomografia de abdome mostrou líquido livre em moderada quantidade e distensão difusa das alças, sem evidência de obstrução. Dessa forma, foi realizado a laparotomia exploradora, durante a qual observou-se grande quantidade de líquido livre com alta temperatura ao toque em cavidade abdominal, além de alças intestinais com evidências de início de sofrimento isquêmico, e a visualização, por transparência das alças, de grandes e numerosas sementes da fruta na luz intestinal. Após a aspiração de líquido e ordenha das alças do delgado, o procedimento foi concluído sem intercorrências. O paciente apresentou melhora significativa da dor abdominal e recebeu alta no 4º dia de pós-operatório, aceitando bem a dieta oral e com evacuações normais.

Conclusões/Considerações Finais

É necessário considerar a obstrução intestinal por fitobezoar no diagnóstico diferencial com outras causas obstrutivas, devido aos sintomas semelhantes. Para isso, a coleta adequada da história clínica é de extrema importância para um diagnóstico assertivo, evitando complicações.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário Uninovafapi - Piauí - Brasil, Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

MARIA CLARA LOPES AGUIAR, Lucas Rodrigues de Moura, Murillo Benício da Silva de Carvalho Auto, Felipe Rocha Reis