Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÕES E COMPLICAÇÕES DA DOENÇA DE BEHÇET: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A doença de Behçet é uma vasculite que envolve artérias e veias de qualquer calibre. A história natural da doença é tipicamente marcada por remissões e exacerbações, necessitando de acompanhamento e orientação médica ao longo da vida.

Objetivos

Objetivos: A finalidade deste relato de caso é explicar as manifestações e complicações que a doença de Behçet pode acarretar se não for diagnosticada e tratada no momento adequado.
Delineamento e Métodos: O trabalho descreve um relato de caso em que os dados relacionados ao paciente foram obtidos através da revisão do seu prontuário na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2024.

Descrição do Caso

Resultados: Paciente, 44 anos, sexo masculino, iniciou com dor em membros superiores de carater intermitente e alternante entre os membros após tomar vacina em 2021. No ano seguinte, apresentou nodulação dolorosa em região axilar esquerda, com aumento gradual de tamanho, associado a parestesia no braço ipsilateral. Ao procurar atendimento em unidades de emergência, observou-se aneurisma em artéria axilar esquerda com trombo mural. Com isso, foi encaminhado ao serviço de cirurgia vascular que, em conjunto com a equipe de radiologia, analisaram uma angiotomografia a qual foi aventada hipótese de vasculite. Durante a internação, evoluiu com sinais de gravidade, necessitando amputar o membro superior esquerdo por aneurisma roto, além de episódios de aftas orais. Semanas após alta hospitalar, paciente retorna ao ambulatório com úlcera oral, genital e dor no ombro direito. Ao realizar exame físico, os testes de Jobe, Gerber e Yokum foram positivos. Além de exames complementares, como ultrassonografia doppler arterial de membro superior direito que evidenciou aneurisma sacular em artéria subclávia direita e artéria radial ocluída em terço médio e distal. A angiotomografia de aorta apresentou oclusão completa da artéria subclávia à esquerda e axilar esquerda. À vista disso, o diagnóstico da Síndrome de Behçet com acometimento vascular grave foi instituído. Atualmente, o paciente é acompanhado ambulatorialmente, fazendo uso de azatioprina, gabapentina e amitriptilina, com patologia em estágio de remissão.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: A Doença de Behçet é uma doença inflamatória crônica e sistêmica de causa desconhecida, mas com manifestações nocivas caso não tratada. Dessa forma, faz-se necessário uma investigação clínica minuciosa e acompanhamento adequado para remissão da patologia e prevenção de complicações.

Área

Tema Livre

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

TEREZA RAFAELA MOREIRA DE SÁ, RAFAEL MOREIRA DE SÁ, RODRIGO MOREIRA DE SÁ, MARIA ANTÔNIA MARIZ MAIA ARAÚJO