Dados do Trabalho
Título
SÍNDROME DA DISFAGIA LUSÓRIA COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE CAQUEXIA EM PACIENTE COM HISTÓRICO DE TUBERCULOSE PULMONAR: UM RELATO DE CASO
Introdução/Fundamentos
A artéria lusória (AL) é uma formação arterial aberrante originada da artéria subclávia direita, sendo descrita como uma entidade rara na literatura, com incidência de, aproximadamente, 3% na população. Tal posição anatômica geralmente está associada a certas complicações como a compressão esofágica, o que pode ocasionar quadros de disfagia, conhecido como disfagia lusória (DL), ou dispneia.
Objetivos
Relatar um caso da síndrome da disfagia lusória em paciente com caquexia e histórico de tuberculose pulmonar.
Descrição do Caso
Homem, 57 anos, ex-tabagista com carga tabágica de 90 maços/ano, iniciou quadro de dispneia aos moderados esforços, tosse produtiva com secreção hialina espessa e disfagia para sólidos há cerca de 2 anos. Relatou também perda ponderal importante, cerca de 15 quilos, sem recuperação plena do peso após finalização do tratamento de tuberculose (TB) pulmonar prévia (2022-2023). Procurou Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo solicitado uma Tomografia Computadorizada (TC) de Tórax, a qual evidenciou enfisema centrolobular e parasseptal difuso com formação de bolhas gasosas, bronquiectasias esparsas predominantes no lobo superior, desvio mediastinal, espessamento pleural à direita com nódulo de 2,2 cm e moderado derrame pleural loculado também à direita com espessamento de paredes, medindo 4,4 cm, associado a atelectasia pulmonar adjacente. Optou-se por internamento hospitalar para investigação dos achados tomográficos e da perda de peso persistente apesar do tratamento para TB, sendo realizada uma broncoscopia, a qual redução da luz do brônquio fonte esquerdo às custas de parede posterior por causa extrínseca. O paciente evoluiu clinicamente estável, porém manteve a queixa de disfagia de condução. Esofagograma baritado evidenciou dilatação do esôfago proximal secundária a alterações mediastinais por sequelas pulmonares e estenose em esôfago médio na junção esofagogástrica secundária a síndrome de disfagia lusória (SDL). A síndrome consuptiva, apesar de possuir relação com uma possível recidiva de TB, estava intrinsecamente relacionada às deformidades anatômicas provocadas pela SDL, impossibilitando a abordagem cirúrgica do empiema pulmonar. Devido à estabilidade clínica, seguiu-se com alta hospitalar, sendo programado retorno ambulatorial para a gastroenterologia e pneumologia.
Conclusões/Considerações Finais
O trabalho descreve um quadro característico de disfagia lusória em paciente com caquexia em investigação para TB recidivante.
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA LUIZA VASCONCELOS MONTENEGRO, MARCELA VASCONCELOS MONTENEGRO, LUDMILA CRISTINA CAMILO FURTADO, LARA MARIA MOURA DE SÁ VILLA-CHAN, MARIA HELENA DE MELO FIGUEIREDO