Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PSEUDOCIRROSE, UMA COMPLICAÇÃO NEOPLÁSICA RARA A SER LEMBRADA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A pseudocirrose é uma doença rara que se assemelha à cirrose hepática em pacientes sem doença hepática prévia. Ela está associada predominantemente a pacientes em uso de quimioterápicos para câncer de mama com metástase hepática. Estudos sugerem maior relação com os tipos de receptores hormonais positivos, principalmente o carcinoma ductal invasivo (CDI), e em uso de alquilantes e antimitóticos. Porém, ainda são escassos na literatura sua prevalência, características clínicas e manejo.

Objetivos

Descrever um caso de pseudocirrose hepática em paciente com história prévia de CDI.

Descrição do Caso

Paciente sexo feminino, 45 anos, com diagnóstico de carcinoma ductal invasivo, luminal A, em 2012, com realização de quadrantectomia e tratamento adjuvante com radioterapia e tamoxifeno. O conteúdo axilar era livre de neoplasia. Evoluiu com recidiva de doença em 2021 com metástases óssea, linfonodal, hepática, pulmonar e de sistema nervoso central. Realizou ressecção de lesão cerebral com imuno-histoquímica compatível com tumor mamário inicial, confirmando metástase. Realizou quimioterapia de primeira linha para doença metastática com carboplatina e paclitaxel evoluindo com progressão de doença hepática. Nos exames de imagem de 2021, paciente possuía fígado normal com múltiplos implantes secundários, sendo o maior com 4,2 cm. No seguimento dos exames contrastados ao final de 2022, nota-se alteração estrutural hepática com fígado multilobulado (de aspecto pseudocirrótico) devido a múltiplas áreas de retração capsular determinadas por lesões secundárias hipovasculares, confluentes com realce periférico ao meio de contraste, as melhores caracterizadas: em todo o lobo esquerdo, notando-se envolvimento do ramo portal esquerdo, com cerca de 16 cm; segmentos 6 e 7, cerca de 10,7 cm. Associado a sinais de hipertensão portal caracterizados por varizes gástricas e esofágicas de moderado calibre e esplenomegalia homogênea, além de ascite. Em seguida, a paciente progrediu com ascite volumosa e evoluiu para óbito em 26 de março de 2023.

Conclusões/Considerações Finais

A pseudocirrose é uma complicação que deve ser lembrada em pacientes com cânceres metastáticos, principalmente em cânceres de mama.

Área

Tema Livre

Instituições

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA (IMIP) - Pernambuco - Brasil

Autores

MARCELA MENDONÇA TAVARES DE MELO NÓBREGA, THAISSA CARVALHO VIAGGI, ANA CAROLINA DE MELO MACHADO LEÇA, LILIAN ROSE MAIA GOMES DE ARAUJO, CINTHIA CECILIA CABRAL CORDEIRO DA SILVA