Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso de Doença Negligenciada com Apresentação Atípica e Diagnóstico Diferencial Complexo

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (Tb) é uma doença infecciosa endêmica no Brasil. A apresentação extrapulmonar é 10% de todos os casos e a tuberculose cutânea (Tc) é menos de 10% desses extrapulmonares. A apresentação de Tbc varia bastante, como foi o caso do trabalho, com diagnóstico diferencial de doença de pitiríase liquenoide varioliforme aguda (PLEVA) e doença de degos.

Objetivos

Apresentar um quadro atípico de uma doença comum com diagnósticos diferenciais complexos.

Descrição do Caso

S.C.S, 25 anos, encaminhada ao Hospital por lesões de pele surgidas há 30 dias da consulta de padrão variado ( hiperemiadas, papulares, pustulosas e crostosas), com uso prévio de cefalexina sem melhora. A admissão, referia febre por 15 dias vespertina, já superada, e astenia. A equipe da dermatologia realizou biópsia da pele acometida e iniciou tratamento empírico guiado pelo exame físico para PLEVA e varicela, com valaciclovir, sem remissão. O resultado da biópsia apresentou-se com características sugestivas de doença de degos (genodermatose), quando paciente iniciou uso de AAS e fez investigação clínica e imagiológica para o quadro, sem resultados sugestivos. Existia uma exposição a Tb do companheiro em casa, que apresentava Tb parcialmente tratada em várias situações. Na investigação de Tbc, a paciente apresentou o teste tuberculínico ( PPD) > 20 ( forte reator) e a revisão da biópsia de pele trouxe características de Tbc. Diante disso, paciente teve a suspensão das medicações prévias e iniciou tratamento para Tbc, quando, após um mês de tratamento, apresentou melhora de lesões, com regressão quase completa do quadro cutâneo, após 05 meses do início da medicação.

Conclusões/Considerações Finais

Paciente apresentou um quadro atípico de tuberculose cutânea, com diagnóstico diferencial de doenças raras sugeridas por diferentes especialidades, mostrando a importância de conhecer diferentes apresentações de uma doença ainda endêmica no País, e também de epidemiologia, contexto social e de revisão da história clínica para condução clínica de pacientes.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA VALÉRIA GONÇALVES TORRES INÁCIO, IGOR DE LA ROCQUE BARROS CARLOS DA SILVA, REGINALDO MIGUEL DIAS MONTE DE FREITAS, ERICK BARRETO PORDEUS, CLÉZIO CORDEIRO DE SÁ LEITÃO