Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Pilomatrixoma facial com recidiva após retirada com margens: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O caso a seguir, aborda um caso raro de pilomatrixoma (epitelioma calcificado de Malherbe), um tumor benigno oriundo do folículo pilossebáceo, localizado em região malar esquerda da face, que apresentou recidiva após exérese com margem.

Objetivos

Retratar um caso de pilomatrixoma com evolução atípica.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 36 anos, comparece a consulta dermatológica relatando que lesão compatível com pilomatrixoma que havia sido retirado há 01 ano e 03 meses com margens em região malar esquerda, teria ressurgido em mesmo local com características semelhantes e diâmetro maior. Paciente relata que lesão evoluiu rapidamente, estava em uso de Tetraciclina 500mg 01 vez ao dia há 01 ano, nega comorbidades, nega outras cirurgias prévias e antecedentes familiares compatíveis com a lesão. Ao exame anatomopatológico realizado com material da lesão retirada em cirurgia primária foi evidenciado pilomatrixoma (epitelioma calcificado de Malherbe) medindo 1,5x0,6x0,7 cm, castanho-acinzentado com pele na superfície medindo 1,0x0,2 cm. Ao exame físico foi observado um nódulo solitário, firme e normocrômico. A hipótese diagnóstica foi pilomatrixoma recidivado, a conduta indicada foi exérese cirúrgica com margem e reconstrução do local por meio de aproximação das bordas não acometidas.

Conclusões/Considerações Finais

Os Pilomatrixomas, estão comumente presentes na região da cabeça e do pescoço, e são mais comuns na infância. Embora de origem incerta, o pilomatrixoma pode apresentar etiologia variando desde fatores genéticos à fatores extrínsecos, como trauma, picadas de insetos ou cirurgias. O tratamento de escolha é a exérese cirúrgica completa da lesão, incluindo-se na amostra a pele que a recobre. A recidiva não é frequente nem a ocorrência da variante maligna da lesão. Em contrapartida, no caso relatado a paciente não está na faixa etária de maior prevalência da doença e apresenta uma evolução atípica, com recidiva do pilomatrixoma após tratamento indicado.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil, Universidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

MARIA DO CÉU PONTES VIEIRA, LUCAS MELO DA COSTA MOREIRA, DÉBORA CAROLINA FERREIRA SILVA, SARA CILEA LOPES CAVALCANTE FEITOSA