Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Abscesso recidivante de partes moles causado por tuberculose em paciente imunossuprimido: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) é uma das principais causas de morbimortalidade em receptores de
transplante renal. A incidência é desconhecida, mas é sabidamente maior em comparação à
população geral. Até metade dos casos de TB nesse perfil de paciente são disseminados ou
extrapulmonares, de modo que sempre deve ser suspeitado diante de infecções atípicas de tecidos
moles.

Objetivos

Descrever um caso de abscesso recorrente em partes moles, secundário a
tuberculose em paciente imunossuprimido.

Descrição do Caso

A.L.B, masculino, 43 anos, passado de transplante renal em uso de micofenolato e ciclosporina. Admitido com dor e sinais flogísticos em coxa esquerda há 01 semana. Iniciada investigação com ultrassonografia, que evidenciou coleção de 134ml, sem acometimento ósseo, com fistulização para pele. Realizada drenagem cirúrgica e antibioticoterapia empírica com Ceftriaxona e Clindamicina, cursando com boa resposta clínica. Porém, 5 dias após término do tratamento, foi readmitido no serviço por recidiva de febre e saída de secreção purulenta pela ferida operatória. Iniciado tratamento guiado por cultura de coleção com Meropenem para cobertura de Pseudomonas produtora de beta-lactamase de espectro estendido e pesquisa de Bacilo de Koch (BK) negativa. Nova imagem evidenciava abscesso volumoso (1.745,9ml) se estendendo superiormente à região glútea e seguindo trajeto de músculo piriforme e região pré-sacral. Realizada revisão do histórico clínico, com relato de TB pulmonar com tratamento inadequado por efeitos colaterais ao esquema habitual. Submetido novamente à abordagem cirúrgica com drenagem de aproximadamente 2 litros de conteúdo purulento, apresentando recoleta após 1 semana à despeito de antibioticoterapia guiada, com imagem de controle evidenciando 2 coleções (65ml e 260ml). Resultado de cultura para micobactérias da coleção positiva para BK. Desse modo, foi submetido a nova drenagem e iniciado tratamento alternativo para TB, com melhora clínica e sem novas recidivas.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que se trata de um caso pouco frequente de abscesso recidivado, volumoso, submetido a diversas abordagens cirúrgicas, causado por infecção por BK. Corrobora-se a importância de suspeição diagnóstica dessa etiologia em pacientes de alto risco a fim de evitar atrasos diagnósticos e de instituir as terapêuticas adequadas brevemente.

Área

Tema Livre

Instituições

Intituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

Gustavo Henrique Alcântara Batista Melo, Carolina Ferreira Farias, Caio César de Lima Silva, Júlio César Moura Tavares de Lima, Gustavo Henrique de Sá Miranda Cavalcante Filho