Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Hipotireoidismo grave se apresentando com derrames cavitários importantes e presença de hemangiomas hepáticos: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

O hipotireoidismo dar-se por hipofunção tireoidiana, podendo estar relacionado, também, a apresentações atípicas e graves.

Objetivos

Relatar caso de hipotireoidismo com derrames cavitários e hemangiomas hepáticos em um hospital terciário do Agreste Pernambucano.

Descrição do Caso

LELS, 26 anos, sexo feminino, em tratamento para anemia ferropriva por menorragia, chega a um hospital terciário para avaliação da cirurgia geral por dor e distensão abdominal associada a náuseas, além de pressão arterial limítrofe e exames com bicitopenia (anemia e plaquetopenia). Nesse contexto, foi realizada ultrassonografia (USG) abdômen com grande quantidade de líquido livre de aspecto citrino-hemático após punção, sendo optado por cirurgia de urgência. Na laparotomia, evidenciou-se tumoração cística anexial rota, realizada ooforectomia e anexectomia à esquerda e seguimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Paciente melhora com ajuste de antibioticoterapia e reposições de plaquetas e de hemácias, seguindo para investigação na enfermaria de clínica médica. Assim, foram flagrados em tomografias derrame pericárdico, derrame pleural bilateral, ascite moderada e 12 hemangiomas hepáticos extensos, quando foram solicitados exames investigativos, entre eles função tireoidiana (T4 livre:0,01, TSH:333) e USG tireoide compatível com Tireoidite de Hashimoto, sendo iniciada levotiroxina e seguiu para UTI. Além disso, apresentou hipoglicemias com pequeno jejum sendo iniciado hidrocortisona 100mg 8/8h por possibilidade de insuficiência adrenal, descartada por cortisol normal, e otimizado levotiroxina para 1,6 mcg/kg/dia. Nesse contexto, paciente evolui com piora da dor abdominal e náuseas, com nova cirurgia por abdômen agudo hemorrágico sem foco aparente de sangramento. Após estabilização, ocorreu piora do desconforto torácico e é visto derrame pericárdico com instabilidade, sucedendo janela pericárdica e estudo do líquido. Dessa forma, paciente obteve estabilidade, retorna para enfermaria, termina antibiótico e faz ajuste tireoidiano. Diante do quadro de derrames cavitários com culturas negativas, descarte de outras causas de autoimunidade e melhora clínica após início de levotiroxina, fechou-se diagnóstico de hipotireoidismo.

Conclusões/Considerações Finais

O caso traz abordagem investigativa de derrames cavitários associados a hemangiomas hepáticos em paciente com hipotireoidismo, reafirmando a importância da assistência a beira leito e com diversas especialidades, obtendo sucesso no diagnóstico.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Mestre Vitalino - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

THAYSA MONTEIRO SOBREIRA, BRUNA RAPHAELA NASCIMENTO SILVA, MARIA MIRELLY COSTA, WESLEY SILVA SEVERIANO TORRES, ANNY BEATRIZ DE ARAÚJO GOIS