Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

GOTA TOFÁCEA EM PACIENTE COM ÁCIDO ÚRICO NORMAL E ARTRITE PERSISTENTE APÓS CHIKUNGUNYA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A gota é uma doença causada por depósito tecidual de cristais de urato monossódico nas articulações, ossos e tecidos moles, resultantes de hiperuricemia; podendo se apresentar clinicamente como doença tofácea que pode acometer mãos, pés e cotovelo. Apresentamos uma caso de gota tofácea crônica com processo inflamatório intenso e persistente com múltiplas características atípicas: Sexo femininino, evolução rápida da apresentação, desencadeamento clínico após quadro de arboviroses e uricemia persistentemente em níveis baixos. O caso ilustra a complexidade do diagnóstico e tratamento de formas não usuais da doença.

Objetivos

Discutir os desafios no manejo terapêutico em casos atípicos de gota.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 46 anos, apresentou artrite persistente após quadro de Chikungunya há 7 anos, tratada com prednisona, hidroxicloroquina e por conseguinte Metotrexate (MTX), porém com persistência da inflamação. Evoluiu com múltiplas nodulações sugestivas de tofos, porém com ácido úrico recorrentemente normal (4,0). A função renal, pH sérico e urinário, eletrólitos séricos e urinários e bioquímica eram normais. A suspeita de tofo foi confirmada por biopsia. Diante da persistência do quadro de artrite intermitente com intervalos intercrise cada vez mais breves e surgimento de múltiplos novos tofos, foi introduzido colchicina 1,5mg/dia e alopurinol 100mg (aumentado progressivamente até 400mg) e trocado MTX por Leflunomida 20mg/d com melhora significativa da artrite e lentificação do surgimento de novos tofos (ainda necessitando exéreses cirúrgicas de tofos por questões estáticas/funcionais), às custas de manutenção dos níveis de ácido úrico sérico entre 1,7 e 2mg/dl. Como apresentou nefrolitíase não foi associada a benzbromarona. A dose máxima tolerada de alopurinol foi 400mg/dl, dose a partir da qual apresentava prurido cutâneo. Foram realizados acompanhamentos multidisciplinares com a ortopedia e urologia para o manejo dos tofos e cálculos renais, além de recomendações de mudança do estilo de vida.

Conclusões/Considerações Finais

Descreve-se aqui um caso de gota com uricemia normal, considerado na literatura como infrequente e raro. O que caracteriza um desafio diagnóstico e terapêutico. Embora o alopurinol tenha causado efeitos colaterais, os benefícios terapêuticos superaram os riscos. A intervenção contínua e o ajuste das medicações foram cruciais para controlar os sintomas e prevenir complicações graves.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital das Clínicas UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA IRIS DE ASSUNCAO MENESES, Lelia Pereira De Lima, Audenes De Oliveira Melo, Carla Priscila Arruda, Nara Gualberto Cavalcanti