Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE AUTOMEDIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NOS USUÁRIOS DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA JOSÉ PIMENTEL LINS, OURICURI – PE.
Introdução/Fundamentos
A hipertensão arterial sistêmica-HAS é uma condição crônica que corresponde à média aritmética da pressão arterial Sistêmica (PAS) maior ou igual a 140/90 mmHg, verificada em pelo menos três a duas situações diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, em que é recomendado evitar verificar a PA em situações de estresse físico (dor) e emocional (luto, ansiedade), uma vez que o valor elevado por ser advindo das consequências dessas condições. A medida da pressão arterial pelo próprio paciente em domicílio, com aparelhos validados e após treinamento adequado, é o conceito que define a automedida da pressão arterial (AMPA). A AMPA está menos sujeita às interferências que comumente observamos nas medidas realizadas pelos profissionais de saúde em ambientes hospitalares, bem como apresenta valores mais próximos da realidade do dia a dia.
Objetivos
Objetivou-se desenvolver uma ferramenta de baixo custo e alta replicação para a automedição da pressão arterial dos usuários da Unidade de Saúde José Pimentel Lins, Ouricuri - PE.
Descrição do Caso
Durante o estágio na Unidade de Saúde José Pimentel Lins, Ouricuri-PE, os acadêmicos de medicina do 7° semestre identificaram uma alta prevalência de usuários com HAS sem histórico dos valores pressóricos e com relatos de formas inadequadas de verificação da pressão arterial sistêmica. Visando uma melhor assistência destes, desenvolveu-se uma ferramenta de monitoramento contendo as orientações ao paciente da forma correta de mensuração da PAS, além de um espaço para o preenchimento diário dos valores obtidos em cada AMPA. Buscando atingir o maior número de usuários, qualificou-se os agentes comunitários de saúde do território sobre o uso eficiente da ferramenta visando uma fidedignidade dos valores pressóricos obtidos em cada mensuração podendo assim ter uma assistência qualificada a partir dos resultados obtidos. O instrumento possui baixo custo, alta viabilidade de reprodução, linguagem fácil e adequada ao publico e alto impacto na qualidade da assistência.
Conclusões/Considerações Finais
A utilização da automedição da pressão arterial- AMPA, vai agregar de forma muito positiva no rastreamento e controle dos níveis pressóricos dos pacientes. Auxiliando no protagonismo do processo saúde - doença de todos os indivíduos hipertensos, melhorando a adesão ao tratamento da hipertensão arterial e reduzindo a morbimortalidade relacionada a essa doença crônica não-transmissível.
Área
Tema Livre
Instituições
FACULDADE PARAÍSO - ARARIPINA - Pernambuco - Brasil
Autores
ESTÊNIO GABRIEL MIRANDA, SARAH MOURÃO DE SÃ, JOÃO ANTÕNIO GONÇALVES FILHO, SARA ARAÚJO DE MORAIS, FRANCARLOS DE OLIVEIRA SOUZA