Dados do Trabalho
Título
Análise da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV no período de 2022 até julho de 2024 em um Município do Sertão Pernambucano.
Fundamentação/Introdução
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) à síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Existem populações com maior risco de contrair o HIV, como trabalhadores do sexo, gays, homens que fazem sexo com outros homens, transgéneros e usuários de drogas. Para esses casos, a PrEP se insere como uma estratégia de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV. Contudo, para que essa estratégia seja eficaz, é necessário ampliar o acesso dessas populações aos serviços, acolhendo-as na sua integralidade e garantindo seus direitos a saúde de qualidade.
Objetivos
Analisar o perfil dos usuários da profilaxia PrEP em um município do Sertão Pernambucano.
Delineamento e Métodos
Trata-se de estudo descritivo, realizado com dados secundários coletados da Ficha de Acompanhamento de usuários de PrEP no período de 2022 até julho de 2024.
Resultados
Foram atendidos durante esse período 17 pessoas, destas, 13 (76,5%) ao nascer eram são do sexo masculino e 4 (23,5%) do sexo feminino, distribuídos entre idades de 24 a 55 anos. No que se refere a etnia, 12 (70,6%) se autodeclararam pardas, 2 (11,8%) pretas e 3 (17,6%) brancas e quanto a escolaridade, 14 (82,3%) possuíam mais de 12 anos de estudo. Em se tratando de orientação sexual, 11 (64,7%) declararam ser homossexuais, 5 (29,1%) heterossexuais e 1 (6,2%) bissexual e quanto à identidade de gênero, 13 (76,5%) eram homens cis e 4 (23,5%) mulheres cis gênero. Nenhum referiu ser mulher ou homem trans, travesti e não binário.
Conclusões/Considerações finais
O maior número de usuários em uso de PrEP no estudo foram homens, pardos e com escolaridade maior que 12 anos de estudo e homossexuais. Esse estudo fornece informações úteis sobre a PEP e podem ajudar no planejamento e na execução de políticas públicas no âmbito estadual, pois pode auxiliar na estratégia de ferramentas de prevenção ao HIV mais abrangente e de maior impacto.
Palavras-chave: Profilaxia Pré-Exposição. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Antirretrovirais.
Área
Tema Livre
Instituições
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA - Pernambuco - Brasil, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIS - Pernambuco - Brasil, FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA - Pernambuco - Brasil, UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU - Pernambuco - Brasil
Autores
SILVIA ROBERTA DA SILVA BRANDÃO SIQUEIRA, MORGANA VITAL DE ARAÚJO, VIVIANE DE SOUZA BRANDÃO LIMA, SUZIANNE DA SILVA BRANDÃO SIQUEIRA, GIOVANA BRANDÃO DE OLIVEIRA LIMA